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GREENERY - A COR DE 2017

01 de January de 2017


Todos os anos a Pantone escolhe uma cor e diz “essa é a cor do ano”, a que todo mundo vai falar sobre, que as marcas vão reproduzir em série nas suas coleções, que iremos ver nas vitrines, decorações e até mesmo em cosméticos. Mais interessante que saber qual a cor escolhida é saber como essa escolha acontece.

A Pantone é uma empresa fundada em 1962 nos Estados Unidos. No começo, fabricava cartões de cores para empresas de cosméticos, mas acabou tornando-se o que é hoje porque tiveram a sacada de organizar um sistema de cor. As cores são nomeadas e numeradas para facilitar a vida de todo mundo: com o respectivo número, em qualquer lugar do mundo o vermelho que você escolheu vai ser o mesmo. Torna-se mais prático pedir por um vermelho 15-4020 do que um vermelho vivo, ou vermelho sangue, afinal, essas referências podem ser diferentes para cada pessoa. Portanto, o vermelho 15-4020 da Pantone vai ser sempre o mesmo em qualquer lugar.

 

Sabendo o que é a Pantone, voltamos ao “como que ela escolhe a cor do ano?

É tudo fruto de uma pesquisa macro, que vai além do meio da Moda. A Pantone literalmente viaja o mundo atrás de movimentos e acontecimentos que possam influenciar o comportamento das pessoas. Isso inclui a indústria do entretenimento e filmes que estão sendo produzidos, coleções de arte, novos artistas, os destinos de férias mais procurados, eventos esportivos e outras condições socioeconômicas. Até a indústria automobilística é fonte de pesquisa pois quando se fala de tecnologia, você tem que olhar para os acabamentos dos carros porque eles estão anos luz à frente na tecnologia que usam para criar essas cores. Não se trata apenas da cor isolada, mas como ela é usada, que faz ser percebida como algo novo.

Então, duas vezes por ano a equipe se reúne na Europa para apresentar os resultados dessas pesquisas, debater e por fim, escolher a cor que representa todos esses movimentos artísticos e sociais que eles captaram no último ano. Escolhida a cor, ela é publicada na Pantone View, onde designers e outros profissionais buscam orientações para guiar os planejamentos para a produção de seus produtos. A partir daí você começa a vê-la em tudo que é lugar!

 

Greenery: A escolhida

 

Uma cor refrescante e revigorante, Greenery simboliza novos começos. É um tom fresco, moderno, amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera, quando os verdes da natureza revivem, restauram e se renovam. Lembrando folhagens novas e a exuberância da vida ao ar livre, os atributos positivos de Greenery se refletem nos consumidores aumentando a vontade de respirar profundamente, oxigenando e revigorando.

Greenery é uma cor natural e neutra. Quanto mais envolvidas as pessoas estiverem na vida moderna, maior será o seu desejo inato de mergulhar na beleza física e na unicidade inerente do mundo natural. Esta mudança se reflete na proliferação das expressões de Greenery na vida cotidiana, seja através do planejamento urbano, da arquitetura, do estilo de vida e de vários exemplos globais em termos de design. Uma cor constante nos bastidores.

 

 

 

Michele Toazza

 

Curadora de Moda

 

Fotos: Divulgação.