Buscar
0

Carrinho

Total R$ 0,00

Checkout

PARA VOCÊ

ROUPA - OCASIÕES

A ROUPA CERTA PARA CADA TIPO DE OCASIÃO

 

Recebeu um convite para uma festa e notou que há uma descrição sobre o tipo de traje que deverá ser usado, mas não sabe como interpretá-lo? Em primeiro lugar, este descritivo é chamado de dress code e significa o tipo correto de roupa para determinada ocasião de festa.

É uma maneira de orientar os convidados na escolha da roupa apropriada e uma ajuda para que todos possam estar vestidos com o mesmo estilo sem se sentirem excluídos.

 

Segue abaixo os tipos de trajes:


Traje esporte ou casual: compreende roupas despretensiosas. É uma forma de se vestir de maneira mais casual e livremente. Quando o dress code for esporte ou casual estão permitidos o uso de bermudas, shorts, saias, blusas, calças, vestidos simples lisos ou estampados, bolsas grandes para o dia e menores a noite. São roupas bem casuais, ideais para momentos de lazer e sem preocupação com o luxo. Os sapatos podem ser de salto ou não, sapatilhas ou rasterinhas, isso dependerá muito da ocasião.

A maquiagem e o cabelo podem fazer uma linha mais relax seguindo o gosto e estilo da pessoa.

 

Ocasiões: almoços, batizados e exposições.


 

Esporte fino: é também chamado de traje passeio, alto esporte ou Tenue de Ville (roupa de cidade em francês). Esse tipo de traje deixa o look casual um pouco mais formal e arrumado. Os materiais devem ser mais sofisticados, o salto pode aumentar e a bolsa diminuir.

Um vestidinho preto é sempre uma boa opção. Simples e discreto, ele pode ser usado com casaquinhos e blazers. A calça também está liberada, desde que em materiais sofisticados. A maquiagem deve ser mais elaborada, embora ainda discreta.

 

Ocasiões: almoços, conferências e vernissage



Passeio Completo: também conhecido como traje recepção ou social. O traje passeio completo feminino consiste em uma composição formal, onde as peças utilizadas tem características sofisticadas. Os trajes devem ser mais elaborados com materiais e detalhes nobres como seda, crepe, renda, bordados e brilhos. O ideal é apostar em um acessório poderoso que combine com o estilo do vestido. O sapato deve ser de salto alto e a bolsa em modelo clutch ou carteira.

Valorize também os cabelos, as unhas e a maquiagem, que não deve ser muito carregada, o trend “olho tudo, boca nada” faz sucesso!


Ocasiões: formaturas, casamentos, jantares formais



Black-tie

 

Também chamado de tenue de soirée (roupa de noite em francês), gala ou a rigor. O traje de gala é destinado à festas superformais.

São indicados vestidos longos, mas atualmente os curtos elaborados também passaram a ser aceitos. Os tecidos devem ser finos, com transparências, bordados e brilhos. Não economize nas jóias e acessórios diferenciados e se estiver frio aposte em boleros e echarpes de tecidos nobres ou pele. O salto deve ser fino e bem alto combinado a bolsas pequenas ou clutches. Capriche no penteado elaborado e escolha uma maquiagem digna de Hollywood.

Deve-se evitar: vestidos pouco sofisticados e de tecidos simples e sapatos baixos.

 

Ocasiões: casamentos, grandes festas e bailes de debutantes.