Tendências

A JAQUETA DA VEZ? JEANS!

13 de July de 2017

  

A jaqueta jeans é um item que entra e sai de voga com muita frequência, e mesmo assim nunca abandona totalmente as mulheres! Para esta estação ela retorna em shapes diferenciados e é indispensável no guarda-roupa de quem quer criar looks úteis e fáceis para o dia a dia.

 

    

 

 

 

Em geral elas são ótimas para serem usadas em looks mais casuais e por combinarem com praticamente todos os tecidos, texturas e estampas, são realmente um coringa no guarda-roupa da mulher. Também pode ser combinado com calças, saias, vestidos curtos e longos, shorts, leggings, ou seja, com tudo! Ela tem o poder de deixar a roupa mais informal, rejuvenescer qualquer look e torna o visual mais feminino e moderno.

 

    

 

Cada lavagem (e o corte também, claro) de jeans dá uma cara diferente para a peça. Pense assim: quanto mais claro, estonado, com apliques, spikes, bordados e bolsos, mais informal o jeans é. Se você quiser ir trabalhar com uma jaqueta jeans (e se o dresscode do seu trabalho permitir), aposte nos cortes mais clássicos e sem estonagem, como blazers jeans, por exemplo.

 

  

 

 

Pode-se combinar calça e jaqueta jeans, desde que se use alguns artifícios para deixar o look mais interessante. Primeiro deve-se escolher uma das duas peças para ser o destaque do look, e preferencialmente ser em lavagens próximas e não iguais.

 

 

    

 

Use com blusas ou camisas que contrastem com o jeans, para dar um ponto de luz no look. Se a blusa usada embaixo da jaqueta também for discreta, invista em acessórios. Pode ser um cinto de cor diferente, chapéu, uma bolsa colorida ou metalizada ajudam a complementar o visual.

 

  

E sim, a jaqueta é uma peça democrática e pode ser usada por mulheres de todos os tipos físicos, basta seguir alguns cuidados:

 

 

    
Biotipo Oval

O desafio para quem tem o corpo deste formato é justamente criar curvas e diminuir a cintura, portanto jaquetas acinturadas são as mais indicadas. Dê preferência às jaquetas mais escuras e combine com saias, shorts ou vestidos de cores alegres ou estampados. Evite jaquetas cropped, pois elas revelam justamente o que é preciso disfarçar.

 

 

 

 

Biotipo Retângulo

O corpo retângulo caracteriza-se por ter as medidas do busto, cintura e quadril praticamente do mesmo diâmetro, portanto é necessário criar a ilusão de curvas. As jaquetas devem ser acinturadas e combinadas com saias evasés, calças retas ou bootcuts. Detalhes nos ombros da jaqueta como spikes, bordados e apliques estão liberados.

 

 

  

Biotipo Triângulo Invertido

Mulheres com silhueta triângulo invertido tem por característica os ombros maiores que quadril, portanto o equilíbrio para este formato de corpo consiste em aumentar o quadril e diminuir ombros e busto. Para isso, as jaquetas de cores mais escuras e sem detalhes nas golas são as mais indicadas. Combine com saias e vestidos de cores mais claras, com estampas e listras horizontais.

 

 

 

  

 

Biotipo Triângulo

As mulheres de silhueta triângulo devem fazer exatamente o oposto das triângulo invertido, ou seja, criar volume na parte superior do corpo e disfarçar o quadril. As jaquetas jeans podem ser de cores mais claras, estonadas, com apliques, spikes, bolsos e zíperes transversais, mas cuidado, o comprimento não deve passar do ossodo quadril. Combine com calças retas, saias evasés e alfaiataria, todos em cores escuras.

 

 

 

 

 

Biotipo Ampulheta

 O segredo para a mulher que tem a silhueta ampulheta é respeitar a proporção que o corpo já tem, portanto as melhores jaquetas são as que acompanham a forma do corpo. A jaqueta jeans acinturada é a que tem o shape mais sequinho, é ótima pois coloca em evidência o que esse corpo tem de melhor.

 

E aí, qual a sua escolha?

 

 
Fotos: Reprodução


Michele Toazza

Curadora de Moda