Dicas

Como cuidar das suas unhas em casa

07 de April de 2020



Aprender a fazer as unhas sozinha pode simplificar muito a sua rotina, além de te permitir trocar de esmalte sempre que quiser sem sair de casa. Mesmo que prefira um visual natural, mantê-las limpas, bem cuidadas e com formato polido faz toda a diferença na aparência. Para os cuidados básicos do dia a dia, não é preciso ter muita habilidade natural; basta adquirir as ferramentas certas e praticar até se acostumar e pegar o jeito. Reunimos algumas dicas simples que podem te ajudar nesse aprendizado e listamos os itens que não podem faltar no seu kit para fazer as unhas em casa. Confira!

 

Conheça os cuidados básicos para manter as unhas para sempre bonitas

O primeiro passo para cuidar das unhas é criar o hábito de hidratá-las. Um bom creme para as mãos é tudo que você precisa no dia a dia, então mantenha-o sempre na bolsa e reaplique conforme sentir necessidade. Aproveite para massagear a região da cutícula, o que vai ajudar a mantê-la nutrida e evitar que pelinhas fiquem levantando. Se isso acontecer, é só usar um alicate bem amolado para cortá-las, mas não tente puxar para não correr risco de se machucar, ok?

Se quiser tirar as cutículas, o ideal é que elas estejam hidratadas e macias. Para isso, é só aplicar creme e deixar os dedos de molho na água morna ou usar um borrifador. Em seguida, use uma espátula para empurrar e um alicate para aparar. Independente do comprimento das unhas, é importante usar uma lixa para dar um acabamento mais polido às pontas, o que vai evitar que elas quebrem ou te arranhem.



Ter um kit para cuidar das unhas em casa vai facilitar a rotina

Um kit básico para cuidar das unhas é aquele que tem o que você precisa no dia a dia, sem exageros para não te confundir. Alguns itens indispensáveis são uma boa lixa, uma espátula para empurrar a cutícula, um cortador de unhas e uma tesourinha. Vale a pena também ter por perto alicate, algodão, removedor de esmalte, hidratante, uma toalha pequena, um potinho ou borrifador de água, palito de madeira, base incolor e esmaltes coloridos para variar sempre que quiser. Cores básicas, como tons de nude são boas apostas para quem prefere um visual discreto, mas brincar com opções ousadas, como vermelho e roxo, é sempre uma boa pedida para tornar qualquer produção mais estilosa.







Mudar a cor das unhas em casa pode ser mais fácil do que parece

Se você faz questão de manter as unhas sempre impecáveis, variar na cor é uma forma de renovar também o visual como um todo. Para isso, você pode usar esmaltes ou apostar em unhas autocolantes. Se você gosta de inovar sempre, vale a pena ter as duas opções à mão para escolher de acordo com o que der vontade na hora. As unhas autocolantes são mais práticas e fáceis de aplicar, então são perfeitas para quem precisa de uma solução funcional para o dia a dia. Já o esmalte é ideal para quem gosta de se dedicar ao momento de cuidar das unhas e quer brincar com designs e cores diferentes sempre que possível.

Para pintar as unhas sozinha, a dica principal é começar sempre pela mão não dominante. Tanto para destras quanto para canhotas, começar usando a mão com que você tem mais habilidade para lixar, preparar e esmaltar a outra vai te dar mais controle sobre os movimentos e garantir um resultado mais bonito. Depois de lixar e tirar as cutículas, aplique primeiro a base e espere secar. Em seguida, aplique a primeira camada de esmalte, sempre a partir das cutículas em direção à ponta, e deixe secar novamente, de preferência longe de vento e de jato do secador para evitar que fique enrugado ou com bolinhas. Aplique uma segunda camada e use um palito de madeira para contornar toda a unha e limpar os cantinhos enquanto espera secar. Por fim, enrole um pouquinho de algodão na ponta do palito, molhe no removedor de esmalte e retire o que foi pintado fora das unhas. Quando o esmalte tiver secado completamente, repita o processo na outra mão.