Dicas

Aprenda como lavar as roupas corretamente para que fiquem bonitas por mais tempo

24 de March de 2020



Lavar roupas é aparentemente uma tarefa simples, mas não basta colocar todas as roupas na máquina de lavar e apertar o "Ligar" para depois retirar tudo limpo, cheiroso e em perfeito estado, infelizmente. Rasgar ou manchar são alguns dos resultados de uma lavagem se os cuidados necessários não forem tomados. Por isso montamos uma sequência de dicas muito importantes para lavar corretamente e preservar suas peças de roupa por muito mais tempo!

- Separe as roupas por cores, tipos de uso e tecidos
- Use produtos seguindo as instruções da embalagem e do manual da máquina
- Esvazie os bolsos; papéis se desfazem e grudam em outras roupas
- Vire roupas estampadas do avesso para preservar as cores
- Feche zíperes, botões e amarre laços para evitar rasgos e nós
- Atenção aos símbolos e indicações nas etiquetas. Para facilitar ainda mais as coisas, construímos um GUIA DE LAVANDERIA com todos os significados que podem estar impressos nas etiquetas:




Você pode clicar aqui e baixar o arquivo em PDF para imprimir ou até mesmo decorar a sua lavanderia de maneira informativa como fez a @marciacostadrops, confira:





Separando as roupas

Brancas para um lado, coloridas claras para outro e escuras em um terceiro monte. A mistura de cores dentro da máquina é responsável por manchas e tonalização das roupas. Para saber se sua blusa nova poderá manchar outras peças, deixe-a mergulhada em um recipiente com água por cerca de dez minutos e, ao retirar, repare se a água ficou tonalizada. Se sim, é melhor lavar a peça separadamente.

Os tipos de tecidos também merecem atenção; separar os delicados, como cetim ou renda, de tecidos pesados, como jeans, na hora da lavagem é fundamental para a preservação das peças. "Procure sempre lavar as roupas por tipo de 'famílias' e cores semelhantes. Assim, não misture roupas felpudas (como tolhas) com roupas de uso pessoal e lave em separado roupas de cores fortes.




Cada produto no seu lugar

Antes da lavagem é possível usar produtos que diminuem as manchas, porém o tempo e o modo de aplicar indicados na embalagem devem ser respeitados para que o produto não piore a mancha ou estrague a peça.

Sábado em pó ou sabão líquido? Em máquinas de abertura superior, o ideal é esperar que a água cubra as roupas para depois acrescentar o sabão, prevenindo manchas. Se a abertura for frontal ou a máquina possuir um recipiente exato para cada produto, o sabão líquido é indicado por correr melhor entre a tubulação da máquina. Caso sua preferência seja sabão em pó, você pode acrescentar um pouco de água junto ao recipiente da máquina.

Amaciante demais ou de menos não alcança o resultado esperado; em pouca quantidade, dificulta para passar aquela peça a ferro e endurece as fibras do tecido, deixando a roupa desconfortável. Quando exagerado, pode manchar, causar alergias e um odor incômodo. Fique sempre de olho na quantidade, por isso utilize amaciante com cautela e de acordo com a recomendação de cada marca de roupa.



Secando

Passar um pano de limpeza nos cabos e conferir se há sujeira nos pregadores é o primeiro passo para pendurar roupas no varal. Roupas claras devem ser penduradas preferencialmente ao sol, que potencializa a lavagem, e as brilhantes à sombra.

As secadoras são mais indicadas para roupas pesadas como toalhas, jeans e roupa de cama. Deve-se tomar cuidado com roupas pessoais. Secar à sombra e pendurada com cuidado ainda funciona bem para quem tem espaço e tempo. Tome cuidados com peças que têm tendência a encolher, como lã pura e algodão.


Cuidados especiais

Algumas peças de roupa não podem ser lavadas a maquina, outras não podem ser passadas a ferro. Peças delicadas como lingeries, roupas com pingentes, apliques e outros detalhes que podem se soltar devem ser lavadas dentro de sacos de pano já produzidos para isso ou dentro de fronhas amarradas.

Para evitar bolinhas brancas que dão o efeito envelhecido à roupa, é preciso evitar o atrito entre os tipos diferentes de tecidos dentro da máquina. Por exemplo, evite misturar peças de algodão com tecidos sintéticos.

Com as dicas acima você garante a qualidade das suas peças por mais tempo! :)













Gostou desse mundo e quer fazer parte? Tenha uma loja com conceito e lucrativa, seja um franqueado de sucesso Drops de Menta! Pegue carona no Aero Willys anos 60 dos pioneiros da Flagship do Sul do país. Lembre-se que para se destacar no mercado, atrair e fidelizar clientes, é importante estar bem informado e oferecer as novidades de primeira mão. Acesse o link: SEJA UM FRANQUEADO!