Dicas

A moda a favor da idade !

08 de April de 2014

 Pense em um casal na sua fase jovem e na idosa. Agora faça um "antes e depois", comparando as roupas. Reparou como a mulher modifica a forma de se vestir, na medida em que o tempo vai passando, muito mais do que o homem ? Qual é a diferença entre os dois (sabemos que existem várias) que provoca esse fato ?

 

      Antigamente  existia uma maior conformação por parte da mulher com o  fato de que, depois de certa idade, estaria fadada a ser "velha" e vestir-se como tal. Agora, no entanto está surgindo uma geração de mulheres que tem historias e referenciais diferentes e não estão dispostas a aceitarem o rótulo de "vovós" - uma vez que este não condiz com seu estilo de vida.

      Não por coincidência, uma das primeiras notícias que apareceram no meu feed, hoje pela manhã, foi a imagem da atriz Cameron Diaz que, em entrevista, declarou que "nós não nos damos permissão para envelhecer graciosamente... é quase como se falhássemos se não aparentarmos 25 anos pelo resto de nossas vidas".

      Acredito que a mídia , mesmo tendo a habilidade de nos controlar, também representa o rumo que a sociedade está tomando. Afinal, um de seus objetivos também é entender e agradar o consumidor, independentemente da intenção que está por trás disso. Nos últimos meses tenho percebido um linguagem midiática que procura abordar a diversidade. Afinal, a pressão para sermos todas magras e jovens também desperta a vontade de nos libertarmos desse padrão, pois convenhamos: Cansa !

 

Marcas reconhecidas como como Marc Jacobs, American Apparel e Nars (de cosmeticos) trocaram modelos de 20 anos por mulheres acima dos 60.

 

Essas mulheres escolhidas carregam consigo uma história de vida interessante no ponto de vista das marcas, que pode agregar outro tipo de significado a elas.

      Em um rápida pesquisa sobre blogs de moda para mulheres maduras no Brasil já podemos comparar a popularidade que possuem os estrangeiros, além do conceito cultural por trás deles. Um dos mais famos atualmente intitula-se AdvancedStyle (www.advancedstyle.blogspot.com.br) e sua proposta não é somente postar fotos de idosos estilosos pelas ruas de Nova Iorque. Ari Seth Cohen, criador do blog, defende que devemos respeitar os mais velhos por tudo que podem nos ensinar sobre viver a vida. Explica, também, que seu trabalho pretende provar que o estilo pessoal só aumenta com a idade !

A pressão para sermos todas magras e jovens também desperta a vontade de nos libertarmos desse padrão. Que os limites sejam impostos por cada mulher sobre si mesma, e não partam dos outros.

      Acredito em pequenos passos em prol de uma futura melhoria e vejo esses exemplos que citei como um progresso. Mesmo um pouco distantes da nossa realidade cotidiana, cheia de preconceitos, é importante que o consumidor acostume seus olhos a verem diferentes tipos de rostos e corpos vestindo e divulgando a mesma moda. Se aos 23 anos já levanto essa banderia é porque desejo que a minha geração chegue aos 53 com tranquilidade, sem oprimir sua personalidade e seu estilo por fatores como idade, que não deveria ser uma barrreira. Que os limites sejam impostos por cada mulher sobre si mesma, e não partam dos outros. Que nossa personalidade sempres encontre na moda uma forma de se expressar, e que isso ocorra proporcionalmente aos nossos anos de vida ! 

      O que vemos surgindo agora é a mulher madura servindo a favor da moda. Falta muito para vermos o contrário ?

 

ISABELA BOESSIO

 "Revista funda Mental"

 Ano 04 - Edição 14 - Abril 2014