Acessórios

A ROUPA CERTA PARA CADA OCASIÃO

04 de July de 2017

Você sabe qual roupa usar para cada ocasião? Em um casamento diurno, por exemplo, o que você usaria? Pensando nisso, separamos algumas dicas para você não errar na escolha do look seja qual for o evento!

O “traje esporte” o mais casual e livre. Aqui não há regras e entram materiais menos nobres como jeans, algodão e sarja. Para as mulheres: VALE TUDO! Vestido, saia, calça, bermuda, bata… A maquiagem e o cabelo podem fazer uma linha mais relax seguindo o gosto de cada pessoa. Já os homens podem usar calça jeans ou sarja, bermuda, camiseta ou camisa pólo. Deve-se evitar roupas de praticar esportes e roupas muito sofisticadas. Quais ocasiões usar este traje? Almoços, batizados e exposições.

O “traje esporte fino” - também chamado de traje passeio, alto esporte ou Tenue de Ville (roupa de cidade, em francês) - deixa o look casual um pouco mais formal e arrumado. Para as mulheres um vestidinho preto é a melhor pedida neste caso... Simples e discreto, ele pode ser usado com casaquetos. A calça também está liberada mas em materiais mais sofisticados, o salto pode aumentar e a bolsa diminuir. Já os homens devem usar terno neste caso. Antes das 18h, o uso da gravata é dispensável. Depois desse horário, para ambos os gêneros, é bom apostar em uma dose maior de glamour. Em quais ocasiões usar este traje? Almoços, conferências e vernissages.

O “traje passeio completo” (também conhecido como traje recepção ou social) nos faz entrar no terreno da formalidade “completa. Porém, devemos ter muito cuidado pra não comprometer o visual com tecidos e acessórios muito pesados! A mulher deve vestir looks elaborados com materiais e detalhes nobres como seda, chiffon, bordados e brilhos. O ideal é apostar em uma joia poderosa ou em uma bijuteria bonita. O sapato deve ser de salto alto e a bolsa um modelo clutch ou carteira. Maquiagem e cabelos mais elaborados. O homem deve usar terno - de preferência escuro - e gravata. Ambos os gêneros devem evitar algodão, jeans e tecidos muito rústicos. Ocasiões: formaturas, casamentos, jantares formais.

O “traje black tie”, também chamado de Tenue de Soirée (roupa de noite, em francês), gala ou rigor, é destido às festas super formais. Indicamos que as mulheres usem vestidos longos - mas atualmente os curtos elaborados também passaram a ser aceitos! Os tecidos devem ser finos, com transparências, bordados e brilhos. Não economize nas joias e acessórios diferenciados. Se estiver frio aposte em boleros e echarpes de tecidos nobres ou pele. O salto deve ser fino e bem alto combinado a bolsas pequenas e clutches. Capriche no penteado elaborado e escolha uma maquiagem digna de Hollywood. O homem deve usar smoking! Ocasiões para usar este traje: casamentos, grandes festas e bailes de debutantes.

Tem algum evento e ficou com alguma dúvida? Faça um comentário abaixo, nós respondemos para você!

Foto: Divulgação

Michele Toazza

Curadora de Moda